Primeiro dia de vacinação de idosos entre 80 e 82 anos foi de esperança e agradecimento

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realiza mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19, nesta terça-feira, 2, desta vez incluindo os idosos com  80, 81 e 82 anos completados até dezembro deste ano e também aqueles idosos com idade mais avançada que ainda não se vacinaram. 13 postos de vacinação espalhados pela cidade em sistema de drive-thru e a pé atendem os idosos até quinta-feira, 4.

O primeiro dia de vacinação desta etapa foi muito movimentado pela manhã. Embora a procura tenha sido intensa, o fluxo ocorreu de maneira rápida e eficaz na maioria dos pontos de vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, explica que a expectativa é vacinar um quantitativo de 10 mil idosos nessa faixa etária. “Temos vacinas garantidas para a segunda dose e relembramos a população da necessidade de se vacinar,  utilizar os cuidados individuais, máscara, higienização das mãos, evitar aglomerações e ter certeza que com essas medidas você tem um grau de proteção muito grande com relação à prevenção desta doença terrível”, alerta.

Maurício Bezerra esclarece que a vacina é o elemento mais importante de todos os itens de proteção individual. “Conclamamos todas as pessoas que estejam nessa faixa de idade para procurarem os postos de vacinação espalhados por toda cidade. Pretendemos concluir esta etapa na quinta-feira com pleno sucesso, abrangendo toda esta população e logo imediatamente iniciaremos uma outra etapa, já alcançando uma outra faixa de público. Continuamos trabalhando para oferecer para a população de Belém o mais rapidamente possível a possibilidade de imunização”, informou o secretário.

Rainha do carimbó recebe vacina e incentiva os idosos a se vacinarem

Nossa rainha do carimbó, Dona Onete, 81 anos também foi vacinada hoje e fez questão de exortar a população a se vacinar. “Eu espero que todas as pessoas venham se vacinar, não tenham medo, pois a gente precisa viver mais um pouquinho. Nós vamos vencer essa doença. Estou na expectativa para voltar a abraçar, dar cheiro, beijo, porque paraense é isso, somos alegria”, incentivou Dona Onete, exibindo o cartão de vacina.

A enfermeira Cleidiane Santana, que atua na vacinação no drive- thru da Aldeia Cabana, informou que os idosos estão todos bem ansiosos para chegar a vez deles na vacinação. Ela explicou que como esta etapa abrange idosos entre 80 a 82 anos a procura será um pouco maior.

Além da ansiedade pela imunização, muitos idosos chegam para vacinar com gestos de gratidão e de esperança. Raquel Castro levou o pai, Olavo de Castro, para fazer a vacinação  no drive thru da  Aldeia Cabana.  O idoso, que completa 80 anos no dia 18 de abril, recebeu a vacina para imunização contra a Covid-19 como um presente. Ele levou até uma plaquinha com as frases: “Presente de 80 anos. Viva a ciência. Gratidão a Deus”.

Jercine Ferreira da Silva completou  81 anos no dia 11 de janeiro e contou que Já estava muito ansiosa pela vacina. Emocionada, ela disse que agradece primeiro Deus, depois ao prefeito e governador, pelos esforços que estão fazendo para salvar vidas.

Paulina Fonseca Corrêa, completa 82 anos em junho, ela deixou uma mensagem de esperança após ser vacinada e disse que todas as pessoas devem tomar a vacina sem medo. “A vacina foi enviada por Deus”, ressaltou.

Vacinação de 80 a 82 anos continua até a quinta-feira, 4

Além do posto de vacinação da Aldeia Cabana, que funciona na Avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira, em sistema Drive-thru e a pé;

Os idosos podem procurar outros 12 postos de vacinação espalhados na grande Belém e nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, que funcionam de 9 às 17 horas.

Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá. Drive-thru e a pé;

Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá. Drive-thru e a pé;

UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto. Drive-thru e a pé;

FIBRA. Avenida Gentil Bitencourt, nº 1144, bairro de Nazaré. Drive-thru e a pé;

Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão. Drive-thru e a pé;

Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco. Drive-thru e a pé;

Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha;

Escola Rotary. Rua Lauro Malcher, nº 279, bairro da Condor;

Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148, Distrito de Icoaraci;

Funbosque. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;

UMS Maracajá. Travessa Siqueira Mendes, nº 1132, Distrito de Mosqueiro;

UMS Carananduba. Praça Carananduba, Distrito de Mosqueiro

As pessoas acamadas na faixa etária entre 80 e 82 anos poderão solicitar a vacinação na residência pelo site https://sistemas.belem.pa.gov.br/belemvacinada/#/home

Joyce Assunção

Colaboração: