O que você procura?

A Sesma

Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde atua como gestora local do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável pela elaboração e manutenção de políticas de saúde, além de planejar, promover e normatizar ações de proteção da saúde na capital.

Na assistência 24h, aos atendimentos de urgência e emergência, de média e alta complexidade, a Sesma gerencia os Hospitais Municipais de Pronto Socorro Mario Pinotti (Umarizal) e Humberto Maradei Pereira (Guamá), além do Hospital Geral de Mosqueiro e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Icoaraci.

Como peça fundamental desta estratégia de atendimento de Urgência e Emergência, há o projeto federal SAMU 192 (Serviço Móvel de Urgência), que realiza atendimentos 24h, agindo no socorro de pacientes vítimas de acidentes ou em situações clínicas que ofereçam risco eminente à vida humana.

Atualmente 29 Unidades de Saúde estão à disposição da população de Belém, destas, 10 realizam atendimentos de urgência de baixa complexidade 24h. As outras 19 unidades atuam na atenção básica à saúde, com consultas ambulatoriais previamente agendadas.Além destes serviços, todas as Unidades de Saúde de Belém, também prestam assistência à população por meio de programas de saúde, como Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), controle da hanseníase, saúde do idoso, pré-natal, tuberculose, controle do tabagismo e outros.

Complementando estes serviços, a Secretaria de Saúde de Belém conta ainda com o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Job Veloso (Cemo), atendendo casos referenciados das Unidades de Saúde da capital, nas especialidades de odontologia, cardiologia, neurologia, dermatologia e oftalmologia.

Principais Serviços: elaboração e manutenção de políticas de saúde; planejar, promover e normatizar ações proteção da saúde na capital.