Idosos entre 77 e 79 anos recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Belém iniciou na manhã desta sexta-feira, 5, mais uma etapa de vacinação contra a Covid -19. Desta vez, o calendário de imunização contempla os idosos na faixa etária que vai dos 70, completos ou que serão completados até dezembro de 2021, aos 79 anos.

Para vacinar até a próxima segunda-feira, 8, último dia da desta etapa, mais de 61 mil pessoas, a Secretaria de Saúde (Sesma) aumentou os números de postos nesta fase, passando de 14 para 18. Neste primeiro dia de ação, o público alvo é entre 77 e 79 anos. O objetivo é imunizar 14 mil pessoas desta faixa etária só neste dia.

Entre os novos postos está o ponto do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), que funciona como drive-thru.  A advogada Jennifer Leite, de 30 anos, levou os avós para receber a vacina. ” Fiquei sabendo deste posto e, como ele é novo, imaginei que não teria muita gente e acertei”, comentou.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou os pontos de vacinação do Centro Arquitetônico de Nazaré e da Igreja do Evangelho Quadrangular pela manhã e em seguida, acompanhado do governador Helder Barbalho visitaram o ponto de vacinação de idosos na Aldeia Cabana.

Segundo o gestor municipal, a parceria com diversas instituições é importante para atingir a meta de vacinação. ” O desafio é levar a vacinação de 70 a 79 anos, gradativamente, até segunda-feira. Para isso precisamos da parceria de todas as instituições, como as educacionais e religiosas”, explicou Edmilson Rodrigues.

Para o governador Hélder Barbalho o trabalho conjunto entre município e estado é essencial para uma ação mais ampla de vacinação. ” É importante que possamos trabalhar juntos, para que este esforço conjunto permita a celeridade na vacinação das pessoas” ressaltou.

Emoção – Um abraço apertado e demorado, a cena chamou atenção das pessoas que aguardavam a vacinação no Centro Social dos Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Belém (Cassazum). O aposentado Edilson de Carvalho, de 79 anos, ao mesmo tempo que chorava de emoção, recebia o carinho da esposa, a pesquisadora Sandra de Carvalho.

“Não tenho palavras para definir este momento. Esperei e rezei muito para este dia”, contou emocionado.

Diabético, hipertenso e recém operado,  Edilson recebeu a aplicação da dose e dividiu com a esposa este momento especial. “Eu sou do grupo de risco, tenho comorbidades e estou sempre receoso com esta doença. Estou feliz, mas não sou egoísta, ainda tem muita gente que precisa desta vacina”, enfatizou.

Serviço – A vacinação segue até a próxima segunda-feira, 8, das 9h às 17h, para as seguintes faixas etárias :

Faixa etária de 76-74 anos – Sábado, 06.03
Faixa etária de 73-72 anos – Domingo, 07.03