Assessorias Técnicas

Assessorias Técnicas

Assessoria de Comunicação e de Gestão Participativa (ASCOM)

Danielly Fabíola Silva Gomes

Tem por objetivo promover o intercâmbio de informações sobre o setor de saúde entre a SESMA e os organismos nacionais e internacionais. Busca divulgar as ações desenvolvidas pela SESMA e informações técnico-científicas da área de saúde, através de boletins informativos.

E, ainda, possui a função, entre outras, de coordenar a realização de eventos ligados ao setor de saúde no âmbito municipal.

Assessoria em Planejamento (NUSP)

Maria José Diniz Diniz

Tem por objetivo estabelecer, em conjunto com os departamentos, diretrizes e prioridades para o planejamento estratégico das ações de saúde no âmbito do município.

Possui funções, entre outras, de coordenar processos de mudança organizacional; elaborar e acompanhar o Plano Plurianual da Secretaria; Analisar os planos de trabalho dos convênios a serem firmados com a Secretaria.

Assessoria Jurídica (NSAJ)

Andréa Moraes Ramos

Tem por objetivo assessorar o Secretário em níveis departamental superiores no que tange a matéria jurídica, observada a padronização de procedimentos da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos.

Possui funções, entre outras, de orientar acerca dos direitos e deveres funcionais, administrativos e comerciais; de supervisionar processos judiciais onde a Secretaria for parte ativa ou passiva, observada a competência da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos.

Assessoria em Tecnologia da Informação (NATI)

Marcos Vinicius dos Santos Lima

Possui funções, entre outras, de organizar o banco de dados da SESMA através de cadastros, registros, folhas funcionais; de coordenar arquivo e distribuição de dados, no sentido de organizar as redes de comunicação, através da avaliação de programas, projetos e sistemas; de auxiliar os departamentos e divisões na manutenção dos equipamentos de informática.

Assessoria em gestão do Fundo Municipal de Saúde (FMS)

Rita Viana

Tem por objetivo realizar o controle e planejamento de custos operacionais. Busca manter atualizados todos os registros referentes à movimentação do Fundo. Possui funções, entre outras, de planejar, coordenar e controlar as atividades orçamentárias, financeiras e contábeis do Fundo Municipal de Saúde; de estabelecer normas e critérios para o gerenciamento das fontes de arrecadação e a aplicação dos recursos orçamentários e financeiros.

Assessoria em Promoção à Saúde (NUPS)

Juliana Lavareda Sales

O Núcleo possui funções como planejar, coordenar e avaliar as ações de saúde desenvolvidas sob a forma de políticas estratégicas de saúde no município de Belém. Além disso, busca colaborar com o desenvolvimento de estratégias que permitam a organização da atenção à saúde, com ênfase na atenção básica, visando favorecer o acesso, a equidade e a integralidade das ações e serviços prestados, bem como, prestar cooperação técnica às unidades de saúde na organização das ações programáticas estratégicas.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)

Cláudia Maria Monteiro Porto

Tem por objetivo formular, planejar e articular políticas setoriais de saúde, bem como articular interinstitucional e intra-institucional visando integrar e executar políticas setoriais de saúde; Possui funções, entre outras, de elaborar e coordenar protocolos de saúde, relacionados às políticas setoriais de saúde; planejar, coordenar e avaliar ações de saúde, desenvolvidas sob a forma políticas setoriais de saúde no âmbito municipal.

Núcleo de Educação Permanente (NEP)

Dra. Marília Brasil Xavier

O Núcleo de Educação Permanente tem como objetivo contribuir com a Gestão do Trabalho, qualidade da assistência e Educação em Saúde, por meio de processo de formação de trabalhadores, integrando com ensino, pesquisa e extensão em articulação com as instituições de ensino, visando a qualificação da gestão e dos trabalhadores em todos os níveis de atenção à Saúde da Rede SUS Municipal.