Sesma supera meta e vacina mais de 34 mil pessoas em Belém nesta quarta-feira, 16

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) superou a meta de vacinar 30 mil pessoas, nesta quarta-feira, 16, em Belém, e aplicou 34.306 doses. Foram imunizadas as pessoas nascidas em 1962 a 1969.

Idosos de 62 e 63 anos, que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca em março, também receberam a segunda dose do imunizante nesta quarta-feira.

Em todos os pontos de vacinação a Sesma disponibilizou a vacina Coronavac para os idosos que ainda não tomaram a primeira ou segunda dose. A vacina da Pfizer foi aplicada no grupo pessoas por idade, independente de comorbidade.

A dona de casa, Socorro Valente, 57 anos, perdeu o sogro para a Covid-19. Ela lamenta por ele não ter tido a oportunidade de receber a vacina, mas se mostrou feliz por conseguir se imunizar. “ Hoje é um dia triste porque me lembro do meu sogro, que era um segundo pai para mim, mas também estou contente porque estou parcialmente protegida. Que venha agora a segunda dose”, comemorou.

Até esta quarta-feira, a Sesma contava com 24 pontos de vacinação. Esse número foi ampliado para 26 postos, que estarão à disposição do público-alvo desta etapa de imunização. Nos pontos da Casa de Plácido, Castanheira Shopping Center, Estação das Docas, Shopping Pátio Belém e Faculdade Cosmopolita a vacinação ocorreu bem tranquilamente nesta quarta-feira.

A Sesma incluiu novos espaços, justamente para evitar que outros pontos mais procurados pela população, como Mangueirinho, Cassazum e Unama tivessem procura excessiva.

O diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, faz um alerta à população. “Como eram muitos grupos para serem vacinados hoje, alguns pontos ficaram lotados em algum momento, mas isso acontece porque muitas pessoas chegam ainda de madrugada e acaba formando fila sem necessidade”. O diretor orienta às pessoas a procurarem postos que costumam ser mais tranquilos, a fim de não sobrecarregar os mais movimentados.

Paulo Maia, 63 anos, é comerciante e foi tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Eu tenho um mercadinho, lido com o público o tempo todo, então eu precisava muito estar imunizado. Estou aliviado e alegre, mas claro que vou continuar tomando todas as medidas necessárias contra a Covid. Vou continuar usando máscara e álcool em gel”, assegura.

Até a próxima sexta-feira, 18, a Sesma prevê vacinar 110 mil pessoas em Belém. Para receber a vacina, as pessoas devem apresentar RG, CPF, cartão SUS (opcional) e comprovante de residência de Belém.

Nesta quinta-feira, 17, serão vacinadas pessoas nascidas de 1962 a 1973. Na sexta-feira, 18, será a vez das pessoas nascidas de 1962 a 1974 receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Confira os pontos de vacinação:

1. Boulevard Shopping Belém – Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Bairro Reduto; A pé;
  2. Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da Basílica; A pé;
  3. Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco; A pé;
  4. Castanheira Shopping Center. Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural; A pé;
  5. Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha; A pé;
  6. Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, Condor; A Pé;
  7. Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá; A pé;
  8. Escola Rosalina Cruz, Sen. Lemos, 3430 – Sacramenta; A Pé;
  9. Estação das Docas Galpão 3; A pé;
  10. Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia; A pé;
  11. FIBRA. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré; A pé;
  12. FUNBOSQUE. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro; A pé;
  13. Ginásio de Educação Física UEPA; Av. João Paulo II, 769 – bairro do Marco; A pé;
  14. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso; A pé;
  15. Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão; A pé;
  16. Icoaraci. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148
  17. Icoaraci: Igreja do Evangelho Quadrangular. Travessa São Roque, 789, Cruzeiro; A pé;
  18. Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá; A pé;
  19. Mosqueiro. Escola Estadual Carananduba. Rod. Eng. Augusto Meira Filho, 51; A pé;
  20. Mosqueiro. Hospital Municipal de Mosqueiro, rua 15 de Novembro, 545 – Vila; A pé;
  21. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G); A pé;
  22. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358; A pé;
  23. UEPA CCSE: Universidade do Estado do Pará – Centro de Ciências Sociais e Educação (UEPa – CCSE) R. do Una, n° 156 – Telégrafo; A pé;
  24. UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287; A pé;
  25. UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto; A pé;
  26. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá. A pé.

Carolina Boução